SOP: Causas, Sintomas, Diagnóstico e Tratamento

Ovário Policístico

Causas da Síndrome do Ovário Policístico

Os ovários são órgãos responsáveis pela produção hormonal feminina e por armazenar os óvulos que a mulher traz consigo desde o nascimento. Todo o mês, durante o ciclo menstrual um folículo cresce no ovário, é lá que as células reprodutoras amadurecem, e se preparam para uma possível gravidez. Normalmente, um ou mais óvulos são liberados do folículo, do contrário podem se formar cistos.

Devido à níveis hormonais não adequados ou ainda à sua própria estrutura física, os ovários podem apresentar um único cisto, chamado de folicular, ou ainda vários microcistos. O problema não é simplesmente a formação de cistos, e sim o motivo pelo qual isso acontece, a SOP está relacionada a um desequilíbrio hormonal, onde um excesso de hormônios masculinos é produzido.

sindrome-ovario-policistico

Sintomas da Síndrome do Ovário Policístico

  • Menstruação desresgulada.
  • Aparecimento de acne.
  • Aumento de pêlos no corpo.
  • Engrossamento da voz.
  • Tamanho reduzido das mamas.
  • Hipertrofia do clitóris.

Diabetes, pressão alta, níveis elevados de colesterol ruim, sobrepeso e obesidade, também são descobertas comuns em pacientes com SOP, e precisam ser tratadas para reverter o quadro e evitar conseqüências mais negativas.

Diagnóstico de Síndrome do Ovário Policístico

No ultrassom, o ovário policístico pode ser facilmente detectado, basta se verificar a existência de muitos microcistos, normalmente eles se distribuem perifericamente, pois não foram liberados, e se dispõem como bolinhas transparentes.

Para se fazer o diagnóstico da SOP, é de fundamental importância levar em conta os sintomas. A partir daí, exames de sangue e ultrassom também podem ajudar a confirmar o problema.

Tratamento para Síndrome do Ovário Policístico

A pílula anticoncepcional é uma das formas de tratamento indicado para a SOP, além de ser um fator de prevenção contra o risco de câncer de ovário.

Para pacientes obesas o emagrecimento é fundamental, às vezes somente a perda de peso já ajuda a reverter o quadro.

Para saber mais sobre a SOP, acesse: http://www.ovariopolicistico.com/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Conteúdo protegido!