Problemas de Fertilidade

Problemas que afetam a fertilidade do casal

Muitos casais sonham em ter filhos, se preparam e esperam ansiosos por esse momento, mas muitas das vezes esse processo é demorado, e os médicos só consideram que existe a dificuldade de engravidar após 1 ano de tentativas mensais.

Razões que podem impedir uma gravidez

Obesidade

Estar acima do peso pode causar prejuízos para a saúde física e psicológica, e dessa forma a obesidade pode atrapalhar os planos de quem deseja ter filhos. As mulheres obesas têm mais chances de se tornarem inférteis do que aquelas que estão com o peso ideal. Existem também estudos que mostram que homens obesos são mais inférteis do que homens com o peso ideal.

Tabagismo

tabagismo-infertilidadeO tabagismo também colabora para o aumento de casos de infertilidade, pois as toxinas do cigarro afetam o sêmen do homem, e diminuem a qualidade dos óvulos das mulheres, com isso elas eventualmente podem entrar na menopausa mais precocemente.

Gestações ectópicas

Existem também mais gestações ectópicas, ou seja, fora do útero, também pode haver uma alterações da motilidade tubária, e a implantação do embrião também pode ser comprometida.

Diminuição da qualidade e quantidade dos óvulos

O sexo feminino tem ainda mais facilidade para ser infértil, pois com o passar dos anos as mulheres vão perdendo a qualidade e a quantidade de óvulos, dificultando o processo de gestação. A reserva ovariana é avaliada pela contagem dos folículos por meio do ultrassom transvaginal e também através de alguns exames de sangue. Os folículos são pequenas bolsas que armazenam os óvulos

Síndrome do Ovário Policístico

Um desequilíbrio na produção de hormônios pode levar à Síndrome do Ovário Policístico, que é a doença campeã de casos de infertilidade no mundo. O termo cisto significa “folículo”, já poli quer dizer “vários”, ou seja, a palavra Ovário Policístico corresponde a uma anomalia onde se verifica a existência de uma grande quantia de óvulos no ovário. O fato de se ter muitos óvulos está na maioria das vezes relacionado à dificuldade de ovular.

Maiores fatores de infertilidade

As trompas são de fundamental importância para a fertilidade, elas são localizadas no útero, e é nelas ocorre o encontro do óvulo com o espermatozóide, seguida da posterior formação do embrião, e seu encaminhamento para dentro do útero. Os problemas nas trompas uterinas podem ser causados por:

  • Doenças sexualmente transmissíveis.
  • Infecções pélvicas.
  • Cirurgias abdominais.
  • Endometriose.

Em relação ao útero, os principais vilões são os miomas, que são tumores benignos, e alguns deles, dependendo de sua localização, podem causar, por exemplo, abortamentos de repetição.

Para saber mais sobre infertilidade, acesse o site: http://www.naoconsigoengravidar.com/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Conteúdo protegido!