Como Aliviar a Cólica Menstrual

Como aliviar a cólica

Cólica menstrual é um problema comum à maioria das mulheres, e o seu principal sintoma é a dor pélvica, que costuma variar de intensidade, e esse desconforto pode vir acompanhado de enjôos e vômitos. Mas será que sofrer com cólicas todo o mês é normal?

As cólicas menstruais afetam praticamente todas as mulheres em algum momento da vida, e compõem um fator que pode afetar duramente a sua vida pessoal e profissional. O quadro é caracterizado por dores que geralmente se manifestam antes ou durante o período menstrual.

O que é a menstruação?

como-aliviar-a-colica-menstrualA menstruação é um insucesso de uma gravidez. A mulher é preparada todo mês para a gestação, e quando não ocorre a gravidez existe uma queda de progesterona, que faz com que o endométrio seja descamado.

Para se preparar para possíveis gestações, o endométrio é renovado mensalmente, conforme o ciclo menstrual da mulher. Para que ele seja eliminado ocorre a liberação de uma substância chamada prostaglandina, que provoca contrações uterinas, assim o endométrio é expulso em forma de sangramento. O problema é que este processo pode ser agressivo em algumas mulheres.

Dependendo da forma como ocorre a descamação da cavidade uterina, podem ocorrer contrações, que por sua vez resultam nas dores características da cólica menstrual.

Sintomas de cólica

O principal sintoma é a dor localizada no baixo ventre, e quando muito forte pode causar náuseas, vômitos, inchaço no abdômen e dores de cabeça. É preciso ficar atenta, já que cólicas muito intensas pode sinalizar doenças como endometriose, miomas e até tumores.

Tratamento para cólica menstrual

bolsa-de-agua-colica-menstrualO tratamento para cólicas menstruais depende dos motivos das dores, por isso antes de tudo é preciso consultar um ginecologista. Se a causa não estiver ligada à doenças, algumas formas de aliviar as dores são o uso de analgésicos, antiespasmódicos e existe até mesmo uma solução bastante simples, a bolsa de água quente. A pílula anticoncepcional também é indicada.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Conteúdo protegido!