Calvície Feminina e Causas de Queda de Cabelo Feminino

Calvície em mulheres

A calvície é devida à herança genética, e é muito mais bem aceita entre homens do que mulheres, e boa parte dos homens toma a atitude de raspar os fios que restam e se adaptam à realidade de um modo menos traumático. Já para as mulheres, o impacto psíquico é muito maior, e pode ocasionar profundos abalos na autoestima.

A calvície feminina pode ocorrer em diferentes partes da cabeça. Contudo, o mais comum é que a área de rarefação predominante esteja situada na parte central. Com o passar do tempo, o couro cabeludo pode ficar mais à mostra, e é frequente encontrar cabelos espalhados no banco do carro, banheiro, e diversos outros lugares da casa. Ocasionalmente, o volume de cabelo perdido pode não ser muito visível. Nessas situações, a percepção recai sobre o formato dos fios, que perdem espessura, ficando cada vez mais finos e claros – em virtude da diminuição da concentração de pigmento.

Leia o artigo a seguir para saber mais sobre a Finasterida, importante ferramenta para combater a queda de cabelo.

Causas da queda cabelo feminino

queda-de-cabelo-feminino

Distúrbios alimentares

A queda de cabelo pode ser causada por distúrbios alimentares, como déficit de ferro, e de vitaminas B12 e B7 (biotina).

Alterações metabólicas

Existem também alterações metabólicas, tais como as causadas por mudanças de comportamento da glândula tireoide, que podem culminar no hipo ou hipertireoidismo.

Diabetes e uso de determinados medicamentos

Outros fatores que podem provocar a queda capilar são o diabetes e o uso de determinados medicamentos, como os antidepressivos.

Alterações hormonais

Ovários policísticos e oscilações hormonais no corpo da mulher também costumam ser causa de queda de cabelo. Durante o período do pós-parto, a gestante fica propensa a sofrer o mesmo problema, embora ele ocorra de modo efêmero. O distúrbio hormonal característico da menopausa também faz com que o corpo feminino sofra perda dos fios.

Estresse

Na mulher, a queda de cabelo pode estar associada a fases específicas de sua vida, e ser intensificada pelo estresse. O estado emocional da paciente acaba se refletindo nos fios, que se tornam ainda mais frágeis.

Dermatite seborreica

Embora muitas pessoas acreditem que a caspa não atua como um agente causador da calvície, ela também é uma das responsáveis.

Cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica também costuma provocar queda de cabelo. Neste caso, ocorre um déficit de absorção dos nutrientes, como ferro e demais minerais. Consequentemente, o cabelo é uma das partes do corpo afetadas, apresentando enfraquecimento e queda em um longo prazo.

Créditos: http://calvicie.club

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Conteúdo protegido!